EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DO LAZER

RELAÇÃO GÊNERO, RAÇA E RENDA

Autores

Resumo

Pesquisas com egressos da graduação e pós-graduação podem fornecer informações relevantes para as instituições de ensino nas quais se formaram. Este tipo de investigação possibilita conhecer e acompanhar a trajetória profissional dos ex-alunos, levantar dados atualizados sobre o perfil profissional do grupo pesquisado e avaliar a eficácia dos processos formativos oferecidos. O objetivo desse estudo é compreender se as categorias sociodemográficas gênero e a raça tiveram influência nos rendimentos salariais de egressos inseridos no mercado de trabalho. Os sujeitos da pesquisa foram 120 egressos dos cursos de mestrado e/ou doutorado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Para a realização da pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado em uma plataforma online. E os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva no software SPSS. Os principais resultados revelam que existem diferenças salariais pouco expressivas entre aqueles que recebem entre 1 e 10 salários-mínimos. Entretanto, as diferenças salariais são observadas nos rendimentos acima de 15 salários-mínimos. Foi identificado na análise que a maior parte dos indivíduos que recebem acima de 15 salários-mínimos são homens e/ou indivíduos autodeclarados brancos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Monticeli Furtado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Educação Física e Mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Christianne Luce Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG. Pesquisadora do CNPq e da FAPEMIG/PPM. Líder do Grupo de Pesquisa LUCE –Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq).    

 

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (Portugal). Realiza Estágio de Pós-doutorado em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Editor da Revista Licere.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

Furtado, R. M., Gomes, C. L., & Isayama, H. F. (2022). EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DO LAZER: RELAÇÃO GÊNERO, RAÇA E RENDA. Educação Em Foco, 27(1), 27038. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/37132

Edição

Seção

Artigos