CONTRA-HEGEMONIA A PARTIR DO PRÁXIS - COLETIVO DE EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36654

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa, que objetivou compreender o movimento, através do qual o Práxis - Coletivo de Educação Popular (de Santa Maria (RS)) (re)afirma, em sua atuação, o caráter popular do projeto. Além de revisão bibliográfica, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas com os(as) educadores(as), bem como com um dos coordenadores do projeto, a fim de apreender, tanto as percepções dos membros do Práxis acerca da educação popular e dos objetivos do projeto quanto as estratégias mobilizadas pelos(as) educadores(as) neste processo, como a inserção, nos subprojetos de cunho social, de atividades paradidáticas, de “aulões” interdisciplinares e de espaços formativos internos. Foi possível observar que estas estratégias envolvem, tanto a desnaturalização, junto a educadores(as) e a educandos(as), de elementos próprios da sociabilidade burguesa e da educação considerada tradicional, quanto a projeção do Práxis para além dos muros da universidade, inserindo-se nas mobilizações e nas lutas sociais e levando uma perspectiva popular aos seus projetos de inserção. Concluiu-se que, através destes movimentos, o Práxis se constitui em importante agente de democratização da cultura e da educação em Santa Maria (RS), tanto através das aulas preparatórias para o ENEM quanto dos projetos e das atividades, nos quais se insere, bem como em um agente político, incluído nas mobilizações sociais locais, formando educadores(as) comprometidos(as) com uma educação que seja capaz de auxiliar os sujeitos das classes populares em sua emancipação e em sua humanização.

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Biografia do Autor

Lucas Augusto Schmidt Dornelles, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – Rio Grande do Sul, Brasil.

Laura Senna Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Profª Drª do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Dornelles, L. A. S. ., & Ferreira, L. S. (2022). CONTRA-HEGEMONIA A PARTIR DO PRÁXIS - COLETIVO DE EDUCAÇÃO POPULAR. Educação Em Foco, 27(1), 27047. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36654

Edição

Seção

Artigos