PROFESSORES E ALUNOS FRENTE AOS PROCESSOS DE CONSOLIDAÇÃO E CRISE DA ESCOLA MODERNA

Autores

  • Libania Xavier Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Waidenfeld Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219919

Palavras-chave:

professores leigos, história da profissão docente, micro-história

Resumo

 O texto aborda a fixação do paradigma escolar na

modernidade e analisa sua crise. Desenvolvendo uma análise

pautada na variação de escalas de observação (REVEL,

1998), fixa o olhar sobre o processo global e inquire suas

reverberações na realidade brasileira. Reflete sobre a como

parte do arcabouço institucional e simbólico que sustenta

as sociedades modernas (DUBET, 2006) e destaca as

negociações que permeiam a constituição das identidades

de professores e alunos, sublinhando o seu caráter dinâmico

e instável (DUBAR, 1998). Conclui que, no Brasil como

em outros países, a escola tem atuado, historicamente,

como instância de negociação, reforçando os ideais de

modernidade que balizam o seu modo de organização e

funcionamento, enquanto suas práticas diárias evidenciam

as contradições desse modelo.

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Publicado

2017-08-14

Como Citar

Xavier, L., & Chaves, M. W. (2017). PROFESSORES E ALUNOS FRENTE AOS PROCESSOS DE CONSOLIDAÇÃO E CRISE DA ESCOLA MODERNA. Educação Em Foco, 22(2), 13–36. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219919

Edição

Seção

Artigos