PROFESSORES E ALUNOS FRENTE AOS PROCESSOS DE CONSOLIDAÇÃO E CRISE DA ESCOLA MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620172219919Keywords:
professores leigos, história da profissão docente, micro-históriaAbstract
O texto aborda a fixação do paradigma escolar na
modernidade e analisa sua crise. Desenvolvendo uma análise
pautada na variação de escalas de observação (REVEL,
1998), fixa o olhar sobre o processo global e inquire suas
reverberações na realidade brasileira. Reflete sobre a como
parte do arcabouço institucional e simbólico que sustenta
as sociedades modernas (DUBET, 2006) e destaca as
negociações que permeiam a constituição das identidades
de professores e alunos, sublinhando o seu caráter dinâmico
e instável (DUBAR, 1998). Conclui que, no Brasil como
em outros países, a escola tem atuado, historicamente,
como instância de negociação, reforçando os ideais de
modernidade que balizam o seu modo de organização e
funcionamento, enquanto suas práticas diárias evidenciam
as contradições desse modelo.
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