A dimensão lúdica na criança e seu espaçotempo na escola

Autores

  • Léa Stahlschmidt P. Silva

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462015019682

Palavras-chave:

Lúdico. Cultura. Alfabetização.

Resumo

O texto discute o papel do lúdico nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, de acordo com um dos princípios do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” do Ministério da Educação, que afirma serem a ludicidade e o cuidado com as crianças condições básicas nos processos de ensino e aprendizagem. Conceitua o termo ludicidade e mostra as semelhanças e diferenças entre brinquedo, brincadeira e jogo, relacionando-os com a cultura. Por fim, ressalta a prática de atividades lúdicas no processo de alfabetização e, para isso, sugere o planejamento dessas atividades na rotina semanal e a avaliação dessas práticasa.

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Biografia do Autor

Léa Stahlschmidt P. Silva

Professora Associada aponsentada da Universidade Federal de Juiz de Fora com Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e 373 Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, atuando nas áreas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Formação de Professores, Educação a Distância e Psicopedagogia. Atualmente, desenvolve estudos na área de Neurociências.

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Publicado

2015-02-24

Como Citar

Silva, L. S. P. (2015). A dimensão lúdica na criança e seu espaçotempo na escola. Educação Em Foco, 261–277. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019682

Edição

Seção

Artigos