EDUCAÇÃO E TECNODOCÊNCIA

A “EMERGÊNCIA” DE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47609

Resumo

A disseminação das Tecnologias Digitais na sociedade contemporânea no campo educacional tem promovido um impacto expressivo nas práticas pedagógicas e nos ambientes educacionais, uma vez que exigem dos docentes uma nova postura frente aos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Nesse sentido, o conceito de Tecnodocência surge para discutir os desafios e as possibilidades dessa integração ao ressignificar o fazer pedagógico, e com ele, o fazer docente atravessado pela tecnologia. Fruto de um trabalho colaborativo de pesquisadores de duas universidades públicas brasileiras, o presente estudo tem como objetivo compreender o estado da arte das investigações realizadas sobre Tecnodocência, sobretudo em dissertações e teses desenvolvidas desde 2015, ano que o conceito foi cunhado. As dissertações analisadas, em sua maioria, realizaram pesquisas com a participação de professores e alunos da educação básica, buscando compreender as possibilidades, desafios e contribuições da Tecnodocência para a construção do conhecimento. A fim de compreender as contribuições dessas pesquisas no âmbito da formação de professores, busca-se discutir a “emergência” desse conceito.

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Biografia do Autor

Nayara Rocha Fernandes, UFTM

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, UFTM

Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da UNICAMP. Professor do Magistério Superior do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Câmpus Uberaba. 

Luciana de Lima, UFC

Doutora em Educação. Professora Associada do  Instituto Universidade Virtual (IUVI), atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará, Câmpus do Pici, Instituto Universidade Virtual, Fortaleza – Ceará.

Robson Carlos Loureiro, UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor Associado IV do Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará, Câmpus Pici.

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

Fernandes, N. R. ., Corrêa, T. H. B., Lima, L. de ., & Loureiro, R. C. (2025). EDUCAÇÃO E TECNODOCÊNCIA: A “EMERGÊNCIA” DE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO. Educação Em Foco, 30(1), e30042. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47609

Edição

Seção

Artigos