COMPREENDENDO A SIGNIFICAÇÃO DA GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA, MG- BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46957Resumen
Este estudo tem como objetivo investigar os significados atribuídos à ginástica por docentes de Educação Física (EF) atuantes em escolas públicas de Juiz de Fora-MG. De abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa de campo que articula revisão bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionários a professores das redes estadual e municipal. Os dados obtidos permitiram traçar um perfil dos participantes quanto a aspectos pessoais, formação acadêmica e atuação profissional, além de explorar suas experiências com a ginástica em contextos escolares, pessoais e formativos. Os resultados evidenciam que a presença ou ausência da ginástica nas aulas de EF está fortemente vinculada às trajetórias dos docentes, influenciadas por fatores como formação inicial, experiências corporais prévias e representações socioculturais sobre a modalidade. Conclui-se que a significação da ginástica nas práticas pedagógicas é atravessada por dimensões subjetivas, históricas e sociais, exigindo abordagens críticas que considerem a diversidade dos saberes corporais no contexto escolar.
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