COMPREENDENDO A SIGNIFICAÇÃO DA GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA, MG- BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46957

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar os significados atribuídos à ginástica por docentes de Educação Física (EF) atuantes em escolas públicas de Juiz de Fora-MG. De abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa de campo que articula revisão bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionários a professores das redes estadual e municipal. Os dados obtidos permitiram traçar um perfil dos participantes quanto a aspectos pessoais, formação acadêmica e atuação profissional, além de explorar suas experiências com a ginástica em contextos escolares, pessoais e formativos. Os resultados evidenciam que a presença ou ausência da ginástica nas aulas de EF está fortemente vinculada às trajetórias dos docentes, influenciadas por fatores como formação inicial, experiências corporais prévias e representações socioculturais sobre a modalidade. Conclui-se que a significação da ginástica nas práticas pedagógicas é atravessada por dimensões subjetivas, históricas e sociais, exigindo abordagens críticas que considerem a diversidade dos saberes corporais no contexto escolar.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Araujo Crescencio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Pela UFJF. Graduado e licenciado em Educação Física pela UFJF.

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Neil Franco é graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID), na qual integra e atua como chefe do Departamento de Ginástica e Arte Corporal (DEPGAC). Dedica-se ao ensino e a extensão nas áreas de dança e ginástica, coordenando os projetos de extensão Pés de Valsa: danças de salão UFJF e De Pernas Pro Ar: o universo gímnico em pauta. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, vinculado à linha Linguagens, Culturas e Saberes. É editor-chefe da Revista Educação em Foco da Faculdade de Educação (FACED/UFJF). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Culturas e Diferença (GPCD) que, abrangendo as áreas de Educação Física e Dança nos contextos formais e não formais da Educação, desenvolve pesquisas com enfoque nas danças (em especial, as danças de salão e as danças tradicionais) e Ginástica Para Tod@s (GPT) em suas interfaces com demarcadores de exclusão (corpo, gênero, sexualidades, deficiências, geração, raça e etnia etc.). Representa a UFJF na Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Brasil e América Latina (RECONAL-Edu).

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Crescencio, F. A. ., & Franco, N. . (2025). COMPREENDENDO A SIGNIFICAÇÃO DA GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR : PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA, MG- BRASIL. Educação Em Foco, 30(1), e30039. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46957