A INFLUÊNCIA DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46796

Resumen

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as ações da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação (CNDE) e do Todos Pela Educação (TPE) relativas à elaboração do Sistema Nacional de Educação (SNE), com enfoque na regulamentação do Regime de Colaboração e estruturação do financiamento educacional, tomando como base a produção de um levantamento comparativo de suas ações e formas de atuação nesse processo. Para tanto, utiliza-se como aportes a literatura acerca da temática, sites oficiais e documentos publicados pelos movimentos, visando obter dados acerca de seus posicionamentos em torno da elaboração e tramitação de políticas educacionais que incidem no SNE. Tem como pressupostos teóricos as contribuições de Max Weber (2002), a partir do conceito de Ação Social, que se refere à conduta, nesse caso, de atores sociais com perspectivas e anseios em grande medida distintos e duais entre si. Aliado a isso, apresenta o conceito de Motivação, que justifica o fundamento da conduta de um ator, nesse caso, analisando a motivação da CNDE e do TPE. Os resultados apontam que a intencionalidade da CNDE está mais explícita em suas ações, já que seu posicionamento no debate em torno do SNE se aproxima de sua conduta, enquanto a intencionalidade do TPE é controversa, já que seu discurso e sua conduta nem sempre apontam para a mesma direção, por vezes apresentando uma postura dual no jogo político.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaciana Lopes de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

É mestranda em educação na Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais e é membro do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo.

Gilda Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, entre 2016 e 2017, estágio de pós-doutorado na Generalitat da Catalunya (Barcelona-Espanha), com bolsa CAPES. Atuou na Educação Básica como docente, técnica da secretaria municipal de educação e conselheira estadual de educação. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação, nos curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no mestrado do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGME). É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Federalismo e Políticas Educacionais" e do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes).

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó (2021). Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). Trabalhou durante dez anos na educação básica, em escola do campo, atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, e escolas urbanas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Currículo e Processos Pedagógicos Escolares (GEPECPE-UFES). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Ensino e Formação de Professores de Geografia (GECEF) e atua como colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF).

Publicado

2025-06-28

Cómo citar

Almeida, T. L. de ., Araujo, G. C. de, & Copatti, C. (2025). A INFLUÊNCIA DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 30(1), e30030. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46796