A PRESENÇA DE OBRAS LITERÁRIAS E HISTÓRICAS DE GIUSEPPE FANCIULLI (1922 – 1938)
ENTRE ITÁLIA, BRASIL E ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45239Resumen
Resumo: escolas com marcas étnicas pelo idioma, saberes e modo como operavam se proliferaram no Brasil em fins do século XIX e início do XX, período que coincide com numerosas e sucessivas migrações internacionais que se estabeleceram, no caso gaúcho, especialmente em pequenas propriedades nas colônias criadas para tal fim. Na Argentina, em especial em Buenos Aires, as escolas italianas também marcaram presença. Escolas italianas foram inspecionadas por cônsules ligados ao Ministério das Relações Exteriores desde 1870. Nesse artigo, o objetivo é compreender políticas, produção, circulação e distribuição de livros escolares fabricados durante o fascismo para as escolas italianas no exterior, atentando para aqueles que circularam no Brasil e na Argentina, com um recorte analítico para o Rio Grande do Sul e Buenos Aires. Analisamos o período entre 1922 e 1938 com especial atenção aos livros produzidos por Giuseppe Fanciulli. O referido autor e jornalista foi uma referência para a literatura infanto-juvenil do período na Itália. A partir da História da Educação e História Cultural foi realizada a análise documental histórica de leis, correspondências, relatórios de cônsules, fotografias, livros escolares escritos por Fanciulli e jornais. A rede consular responsabilizava-se pela recepção e distribuição de materiais escolares (predominantemente livros) e subsídios financeiros aos professores, da Itália para países como Brasil e Argentina. Com o fascismo, intensificou-se a organização e a atenção às escolas por parte da Itália, bem como o envio de livros, sendo as obras de Fanciulli um destaque. No Brasil e na Argentina os livros de Franciulli produziram poucos efeitos.
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