GOIANOS DISTINGUIDOS EN GOIAZ Y BRASILIA: HISTORIA PARA GRANDES Y PEQUEÑOS

HISTÓRIA PARA GRANDES E PEQUENOS

Autores/as

  • Ana Raquel Costa Dias Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45203

Resumen

Este artigo científico apresenta uma articulação da História da Educação, enquanto campo temático de investigação da História, com a temática da história biográfica, através da análise de lições biográficas apresentadas em dois livros de leitura, escritos por Ofélia Sócrates do Nascimento Monteiro. Trata-se dos livros Goiaz coração do Brasil (1934) e Brasília rainha do Planalto: história de Brasília para grandes e pequenos (1975), escritos destinados especialmente ao ensino de história em um contexto regional. Entre os capítulos e diferentes tipos de gênero textuais, ambas as fontes dispõem de biografias, sobre homens apresentados como ilustres, ocupantes de diferentes tempos e espaços. A problemática desta produção fundamenta-se na escrita biográfica sobre sujeitos ufanistas, como repositório de exemplos, um viés da história regional e o uso desse tipo de registro, para o ensino de história e da leitura e da escrita inicial, no Brasil do século XX. Para tanto, o artigo divide-se na biografia da autora e educadora Ofélia Monteiro, a reflexão sobre o livro de leitura como artefato pedagógico e bem cultural, e a problematização das lições biográficas de trajetórias masculinas, presentes em ambos os materiais, veiculando valores, saberes e protocolos de comportamento, considerando se tratar de homens de elite com lutas deflagradas no interior de posições sociais inquestionadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação (2023) e Mestra em Educação (2018) pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-FE/UFG). Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Pesquisadora membro do projeto de extensão GEPHE-FE/ UFG (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação). 

Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Costa Dias, A. R. (2024). GOIANOS DISTINGUIDOS EN GOIAZ Y BRASILIA: HISTORIA PARA GRANDES Y PEQUEÑOS: HISTÓRIA PARA GRANDES E PEQUENOS. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29053. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45203