O SENTIDO DO PÚBLICO E A UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44545

Resumen

Tomando como problema de pesquisa o debate acerca do sentido público na Universidade Pública, o objetivo deste artigo é compreender como e de que forma essa instituição contribui para que o seu corpo discente desempenhe um papel emancipador e crítico na sociedade. Para tal, adotou-se a revisão de literatura recente acerca do tema em tela, e utilizou-se como documento referência a experiência concreta da política de Cotas da Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo demonstrou que a democratização da Universidade Pública criou condições de possiblidade para a implementação e consolidação da Política de Cotas e, dessa forma, ampliou o acesso e a permanência de discentes advindos dos setores mais vulneráveis da sociedade brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

MARIA ZELIA MAIA DE SOUZA, UFJF

Profesor Adjunto (C/03) de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF) actuando en cursos de pregrado y posgrado. Licenciada en Pedagogía por la Universidad Estatal de Río de Janeiro - UERJ (2003). Maestría en Educación por la Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro - UNIRIO (2008). Doctorado en Educación (CAPES Concepto 7) por la Universidad Federal de Minas Gerais, UFMG (2013). Postdoctorado por la Universidad Estatal de Río de Janeiro (2014-2016). Líder del Grupo de Estudio e Investigación sobre Historia de la Educación y la Sociedad (GEPHEs). Coordina el Centro de Estudios Sociales del Conocimiento y la Educación (NESCE). Miembro de la Unidad Docente Estructurante (NDE) del curso de Pedagogía (2021-2025). Miembro del Comité Asesor del Consejo Sectorial de Posgrado e Investigación - Ciencias Humanas - Educación (2023/2025). Miembro de la Sociedad Brasileña de Historia de la Educación (SBHE) y de la Conferencia Internacional Permanente de Historia de la Educación (ISCHE). Desarrolla investigaciones en Historia de la Educación sobre los siguientes temas: Infancia, Juventud, Instituciones Escolares, cultura escolar, prensa pedagógica.

Elita Betania Andrade Martins

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UFJF, atua na Pedagogia e nos demais cursos de licenciatura, com disciplinas na área de Políticas Públicas e Gestão escolar e no Programa de Pós graduação PPGE/UFJF, na linha Trabalho, Estado e Movimentos sociais. Doutora em Educação pela UFJF (2014), dedica seus estudos aos temas políticas públicas, formação de professores, trabalho docente e autonomia. Coordenadora do grupo de pesquisa GESE/UFJF que discute questões ligadas às políticas públicas, administração e sistemas de ensino. Tem experiências na educação, nas áreas de políticas públicas educacionais, gestão e formação de professores.

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

MAIA DE SOUZA, M. Z. ., & Andrade Martins, E. B. (2024). O SENTIDO DO PÚBLICO E A UNIVERSIDADE PÚBLICA. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29035. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44545

Número

Sección

Dossiê: O direito à educação no contexto de conservadorismo e disputa de mercado