TRABALHO DOCENTE E INDRAESTRUTURA NO ENSINO MÉDIO

UMA REVISÃO INTEGRATIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44229

Resumen

Este estudo tem por objetivo mapear e analisar artigos científicos das duas últimas décadas nas plataformas: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Scielo Educ@ e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos Capes) que abordam os temas: trabalho docente e infraestrutura no contexto do ensino médio. Trata-se de uma revisão integrativa, com base em artigos científicos, norteada pela seguinte questão: o que apontam as produções disponíveis nas duas últimas décadas que abordam o trabalho docente e a infraestrutura das escolas no contexto do ensino médio? Os principais referenciais teóricos pautam-se em Saviani e Kuenzer. Foi analisado um total de sete artigos com base em três categorias: condições de acesso e permanência dos estudantes; intensificação da docência e de condições de oferta do ensino e precarização do trabalho docente e a infraestrutura escolar. Após análise, concluiu-se que a ampliação do acesso ao ensino médio não contou com adequadas condições de oferta no que se refere à infraestrutura, precarizando, assim, o trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Nunes Braga, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Doutorando em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professor da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio – GREPEM.

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio – GREPEM.

Maria Eduarda Mattos Borges, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2023). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio – GREPEM.

Publicado

2024-07-04

Cómo citar

Braga, R. N., Costa, G. L. M. ., & Borges, M. E. M. . (2024). TRABALHO DOCENTE E INDRAESTRUTURA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVO. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44229