TRABALHO DOCENTE E INDRAESTRUTURA NO ENSINO MÉDIO
UMA REVISÃO INTEGRATIVO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44229Resumen
Este estudo tem por objetivo mapear e analisar artigos científicos das duas últimas décadas nas plataformas: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Scielo Educ@ e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos Capes) que abordam os temas: trabalho docente e infraestrutura no contexto do ensino médio. Trata-se de uma revisão integrativa, com base em artigos científicos, norteada pela seguinte questão: o que apontam as produções disponíveis nas duas últimas décadas que abordam o trabalho docente e a infraestrutura das escolas no contexto do ensino médio? Os principais referenciais teóricos pautam-se em Saviani e Kuenzer. Foi analisado um total de sete artigos com base em três categorias: condições de acesso e permanência dos estudantes; intensificação da docência e de condições de oferta do ensino e precarização do trabalho docente e a infraestrutura escolar. Após análise, concluiu-se que a ampliação do acesso ao ensino médio não contou com adequadas condições de oferta no que se refere à infraestrutura, precarizando, assim, o trabalho docente.
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