A INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

Resumen

O acolhimento institucional é uma medida provisória que busca a reintegração da criança ou adolescente em sua família de origem ou em uma família substituta. O atendimento no acolhimento institucional, quando em funcionamento conforme a legislação, tem como princípio ser um espaço seguro para crianças e adolescentes. Este artigo tem por objetivo analisar as produções científicas sobre a inclusão de crianças em situação de acolhimento institucional na educação infantil. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, a partir de teses, dissertações e artigos, na base de dados da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e o Scielo. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo. Os resultados mostram que pouco se discute acerca da escolarização de crianças em situação de acolhimento institucional na educação infantil. Com relação à inclusão escolar desse público, as discussões referem-se, principalmente, ao direito ao acesso, desconsiderando a qualidade da permanência, participação e aprendizagem das crianças. 

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Biografía del autor/a

Luana Hillesheim, FURB

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de
Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil. E-mail: luaanahillesheim@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7223-4813. 

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente na Universidade
Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil. E-mail: awuo@furb.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2110-7184.

Publicado

2023-08-18

Cómo citar

Hillesheim, L., & Soares Wuo, A. . (2023). A INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40588