As INQUIETAÇÕES DOS DOCENTES DE FÍSICA NO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40401Resumen
Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, surgiu a necessidade de reinvenção e mudança no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, propomos reflexões sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência visual pela perspectiva dos professores que ministram a disciplina de Física no Estado do Paraná. Perante o exposto questionamos: quais as possibilidades que os docentes enxergam no momento de auxiliar os alunos com deficiência visual na construção do conhecimento de forma remota ou híbrida? Participaram da investigação 20 professores de Física, a coleta de dados ocorreu por meio de questionários enviados via correio eletrônico, a análise metodológica dos dados ocorreu pela Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Verificamos opiniões divididas nas respostas, ocorrendo convergência sobre a necessidade de recursos tecnológicos e softwares de apoio. Emergiram inquietações sobre a complexidade dessas modalidades de ensino como: a realidade socioeconômica de muitas famílias e a obtenção de recursos tecnológicos. Ressaltamos a necessidade de discussões sobre a temática para que dessa forma não deixemos nenhum aluno nas fronteiras educacionais e melhoramos a qualidade da educação nas diferentes formas de ensino.
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