As INQUIETAÇÕES DOS DOCENTES DE FÍSICA NO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40401

Resumen

Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, surgiu a necessidade de reinvenção e mudança no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, propomos reflexões sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência visual pela perspectiva dos professores que ministram a disciplina de Física no Estado do Paraná. Perante o exposto questionamos: quais as possibilidades que os docentes enxergam no momento de auxiliar os alunos com deficiência visual na construção do conhecimento de forma remota ou híbrida? Participaram da investigação 20 professores de Física, a coleta de dados ocorreu por meio de questionários enviados via correio eletrônico, a análise metodológica dos dados ocorreu pela Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Verificamos opiniões divididas nas respostas, ocorrendo convergência sobre a necessidade de recursos tecnológicos e softwares de apoio. Emergiram inquietações sobre a complexidade dessas modalidades de ensino como: a realidade socioeconômica de muitas famílias e a obtenção de recursos tecnológicos. Ressaltamos a necessidade de discussões sobre a temática para que dessa forma não deixemos nenhum aluno nas fronteiras educacionais e melhoramos a qualidade da educação nas diferentes formas de ensino.

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Biografía del autor/a

Camila Tonezer, UFPR

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, no Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Física pela Universidade Federal do Paraná (2011) com doutorado sanduíche pelo Instituto de Pesquisa Helmholtz Zentrum Berlin (2011), Mestre em Física pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005)

Thais Cristina dos Santos, Universiade Federal do Paraná

Mestrada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (2021 – 2023) da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Licenciada em Ciências Exatas, com habilitação em Física pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (2021).

Publicado

2023-08-18

Cómo citar

Tonezer, C., & dos Santos, T. C. (2023). As INQUIETAÇÕES DOS DOCENTES DE FÍSICA NO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Educação Em Foco, 28(1), e28024. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40401