FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS

UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2017 – 2021)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39734

Resumen

Este estudo tem como objetivo central apresentar um balanço da produção acadêmica acerca da formação continuada de professores no contexto das tecnologias digitais, o qual foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como recorte temporal o período de 2017 a 2021. Em termos metodológicos, realizou-se um levantamento bibliográfico com a análise de 44 produções acadêmicas (dissertações e teses). O estudo permitiu a emissão de considerações sobre a distribuição das produções por ano, regiões e estados da federação, bem como por universidades e as temáticas presentes nas produções acadêmicas. Além desses aspectos, identificaram-se as abordagens metodológicas, os métodos e técnicas de produção de dados demarcados nas pesquisas. Como considerações, entre outras, salienta-se que há uma concentração de estudos na Região Sudeste do Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo. As universidades públicas são as instituições que apresentam o maior número de publicações e as temáticas principais relacionam a formação continuada dos professores e as tecnologias digitais com a prática pedagógica em sala de aula. Na dimensão metodológica, a abordagem qualitativa é referenciada em quase todas as investigações, o estudo de caso é o método de pesquisa mais enfatizado e o questionário e a entrevista são as técnicas de produção de dados que predominam nas produções acadêmicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa de França Almeida Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN. Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade Potiguar – UNP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/CNPq).

Publicado

2023-06-27

Cómo citar

Gurgel, V. de F. A., & Medeiros, E. A. de. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2017 – 2021). Educação Em Foco, 28(1), e28018. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39734