FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS
UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2017 – 2021)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39734Resumen
Este estudo tem como objetivo central apresentar um balanço da produção acadêmica acerca da formação continuada de professores no contexto das tecnologias digitais, o qual foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como recorte temporal o período de 2017 a 2021. Em termos metodológicos, realizou-se um levantamento bibliográfico com a análise de 44 produções acadêmicas (dissertações e teses). O estudo permitiu a emissão de considerações sobre a distribuição das produções por ano, regiões e estados da federação, bem como por universidades e as temáticas presentes nas produções acadêmicas. Além desses aspectos, identificaram-se as abordagens metodológicas, os métodos e técnicas de produção de dados demarcados nas pesquisas. Como considerações, entre outras, salienta-se que há uma concentração de estudos na Região Sudeste do Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo. As universidades públicas são as instituições que apresentam o maior número de publicações e as temáticas principais relacionam a formação continuada dos professores e as tecnologias digitais com a prática pedagógica em sala de aula. Na dimensão metodológica, a abordagem qualitativa é referenciada em quase todas as investigações, o estudo de caso é o método de pesquisa mais enfatizado e o questionário e a entrevista são as técnicas de produção de dados que predominam nas produções acadêmicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.