ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39623Resumen
O estudo objetivou realizar o estado do conhecimento da equipe multiprofissional na educação vislumbrando identificar possíveis impactos de sua atuação. Metodologicamente, partir do objetivo proposto, definimos como descritores: “equipe multiprofissional e educação”; “equipe multiprofissional e educação em Santa Catarina”; e “práticas pedagógicas e equipes multiprofissionais”, tendo como critérios de seleção as publicações entre os anos de 2010 e 2020. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: catálogo de teses e dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 42 resultados entre teses e dissertações produzidas pelas universidades brasileiras. Dentre os resultados encontrados, foram elencados os trabalhos que tinham alguma aproximação com a educação e que formaram o corpus da investigação. Para a análise das publicações a partir dos resumos, com o auxílio de software voltado para a realização de cálculos (Excel) foram criadas tabelas, a qual gerou um banco de dados com 9 publicações: a primeira contendo o levantamento das teses e dissertações,a segunda com as bibliografias anotadas, a terceira organizando a bibliografia sistematizada, a quarta elencando a bibliografia categorizada e a quinta descrevendo a bibliografia propositiva. No que se refere aos resultados do estudo, diferenciamos os termos “equipe multidisciplinar” e “equipe multiprofissional”; destacamos também a importância do desenvolvimento de atividades coletivas que adotam perspectivas interdisciplinares. Os resultados deste estudo indicam que a atuação de uma equipe multiprofissional no contexto escolar pode ocorrer de diversas formas com vistas a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de forma ampla.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.