AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA E POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
APONTAMENTOS E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39022Resumen
Este artigo teve como propósito analisar os índices do nível de alfabetização e de aprendizagem da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), de 2013, 2014 e 2016, e as contradições da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Para isso, foi realizada uma pesquisa documental para análise da PNA, no intuito de verificar qual a sua relação com a ANA. A partir dessas análises, foi possível observar que os resultados da ANA serviram como prestação de contas do fracasso escolar e foram usados como princípio para a criação de políticas públicas educacionais, como, por exemplo, a PNA. Essa política afirma ter seu discurso baseado em evidências científicas, ocasionando um novo paradigma epistemológico. Por fim, foi possível verificar que a ANA e a PNA têm como embasamento a ideia de uma educação pautada no livre mercado, na intenção de privatização do ensino e de uma perspectiva neoliberal e neoconservadora. Dessa forma, elas atendem aos interesses políticos de quem as concebe e não contribuem para a melhoria da alfabetização.
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