AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA E POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

APONTAMENTOS E REFLEXÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39022

Resumen

Este artigo teve como propósito analisar os índices do nível de alfabetização e de aprendizagem da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), de 2013, 2014 e 2016, e as contradições da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Para isso, foi realizada uma pesquisa documental para análise da PNA, no intuito de verificar qual a sua relação com a ANA. A partir dessas análises, foi possível observar que os resultados da ANA serviram como prestação de contas do fracasso escolar e foram usados como princípio para a criação de políticas públicas educacionais, como, por exemplo, a PNA. Essa política afirma ter seu discurso baseado em evidências científicas, ocasionando um novo paradigma epistemológico. Por fim, foi possível verificar que a ANA e a PNA têm como embasamento a ideia de uma educação pautada no livre mercado, na intenção de privatização do ensino e de uma perspectiva neoliberal e neoconservadora. Dessa forma, elas atendem aos interesses políticos de quem as concebe e não contribuem para a melhoria da alfabetização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa de Souza Gois, Instituto Federal Catarinense (IFC - Camboriú)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), pós-graduação em Gestão Educacional com Ênfase em Orientação e Supervisão pela AVANTIS (2011) e pós-graduação em Fundamentos e Organização Curricular pela Universidade Federal do Vale do Itajaí (2020). Mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). Atualmente é professora de anos iniciais na rede municipal de Balneário Camboriú e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e Processos Educativos.

Marilane Maria Wolff Paim, Instituto Federal Catarinense (IFC-Camboriú)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - (1984), mestrado em Educação e Ensino pela Universidade do Contestado (2001) e doutorado em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - (2009). Atualmente possui vínculo docente/DE, na Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa. Educação, Formação Docente e Processos Educativos. Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Gois, A. de S., & Paim, M. M. W. (2022). AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA E POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: APONTAMENTOS E REFLEXÕES. Educação Em Foco, 27(1), 27054. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39022