A CONDIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

A SITUAÇÃO DOS DESIGNADOS

Autores/as

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de um estudo de tipo estado do conhecimento sobre a condição docente dos professores designados da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE-MG). Na REE-MG, o instituto do contrato temporário constituiu-se em uma figura distinta, a designação. Instituída em 1990, a designação é um elemento determinante da dimensão objetiva da condição docente nessa rede de ensino. Às incertezas inerentes à temporalidade do contrato, somam-se as constantes mudanças jurídicas e gerenciais a ele relacionadas e a dimensão do fenômeno, que já chegou a atingir 75,5% dos professores em sala de aula. O histórico, o dimensionamento, a explicação e a medida dos impactos da designação são os desafios que vêm sendo enfrentados pelos pesquisadores, conforme o que foi concluído nesse estudo. Reverter o quadro observado, de modo a promover a melhoria da condição docente na REE-MG, cabe à administração pública e se trata de algo ainda mais desafiante do que compreendê-lo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Alves Amorim, Fundação João Pinheiro

Pesquisadora da Fundação João Pinheiro. Doutora em história pela UFMG. Doutora em letras pela Université Rennes .

Ana Luiza Gomes de Araújo, Fundação João Pinheiro

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Governo de Minas Gerais, lotada na Fundação João Pinheiro. Mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ana Paula Salej, Fundação João Pinheiro

Pesquisadora da Fundação João Pinheiro. Doutora em ciência política pela UFMG.

Publicado

2023-06-22

Cómo citar

Amorim, M. A., Araújo, A. L. G. de, & Salej, A. P. (2023). A CONDIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS: A SITUAÇÃO DOS DESIGNADOS. Educação Em Foco, 28(1), e28020. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39011