ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38935

Resumen

Este artigo busca apresentar e debater alguns aspectos da experiência de realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto pandêmico em uma escola técnica de saúde, tendo como foco de análise as respostas institucionais às novas demandas e desafios, assim como, a análise de construção de trabalhos de conclusão de curso vinculados à iniciação científica de cursos de ensino médio integrado. Foi utilizada como metodologia para a confecção do artigo uma abordagem qualitativa acompanhada de revisão bibliográfica e de documentos de monitoramento do processo de implementação do ERE. Os resultados apontam que, embora seja possível tecer avaliações positivas com a retomada de atividades, o formato remoto o ERE evidenciou limites, especialmente quanto a proposta pedagógica (calendário, grades, conteúdos, equilíbrio entre as aulas e trabalhos assíncronos) e a domicialirização do ensino em contextos de vida extremos e ainda mais vulnerabilizados pela pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Batista Silva, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz e UFF-Niterói

Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro. Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Fernanda de Oliveira Bottino, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz

Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro.

Flávia Coelho Ribeiro, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz

Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro.

Ingrid D’ávila Freire Pereira, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz

Vice direção de ensino e informação, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro.

Publicado

2023-01-27

Cómo citar

Silva, L. B., Bottino, F. de O., Ribeiro, F. C., & Pereira, I. D. F. (2023). ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE: INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Educação Em Foco, 27(1), 27074. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38935