DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38705Resumen
Este artigo apresenta a análise das percepções de professores atuantes em cursos técnicos integrados, em uma escola estadual da cidade de Curitiba, quanto aos desafios da avaliação da aprendizagem. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. A coleta dos dados se deu por meio da revisão da literatura e da aplicação de questionários. As informações coletadas através do questionário aplicado aos 80 professores da EPT foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados possibilitaram identificar as dificuldades do professor ao avaliar, dificuldades do estudante ao ser avaliado e as dificuldades do próprio processo de avaliação. Contudo, apesar de todos esses desafios no processo avaliativo, os professores têm buscado estratégias pedagógicas para minimizá-los, nas quais envolvem múltiplas e distintas avaliações, pois entendem que os estudantes têm habilidades e necessidades diferentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.