DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38705

Resumen

Este artigo apresenta a análise das percepções de professores atuantes em cursos técnicos integrados, em uma escola estadual da cidade de Curitiba, quanto aos desafios da avaliação da aprendizagem. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. A coleta dos dados se deu por meio da revisão da literatura e da aplicação de questionários. As informações coletadas através do questionário aplicado aos 80 professores da EPT foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados possibilitaram identificar as dificuldades do professor ao avaliar, dificuldades do estudante ao ser avaliado e as dificuldades do próprio processo de avaliação. Contudo, apesar de todos esses desafios no processo avaliativo, os professores têm buscado estratégias pedagógicas para minimizá-los, nas quais envolvem múltiplas e distintas avaliações, pois entendem que os estudantes têm habilidades e necessidades diferentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professora titular do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Pesquisadora do IFPR e da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas temáticas educação a distância, educação profissional e tecnológica, formação de professores, mediação pedagógica e aprendizagem a distância.

Cristine Roberta Piassetta Xavier, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Faculdade de Artes do Paraná e Pedagogia pela Uninter, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Pesquisadora do IFPR e da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e Prática do Ensino e Aprendizagem; Formação de Professores; Formação de Professores para o Ensino de Arte; Políticas educacionais para o Ensino de Arte; Educação Musical; Música na Educação Infantil; Arte/Educação e Expressões Culturais; Arte e Cultura.

Fátima Rodrigues Pereira Catarino, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Graduada em Pedagogia pela UNINTER, Pós-graduada em Educação Profissional de nível médio pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente é professora da educação infantil do município de Curitiba. Pesquisadora no IFPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas temáticas educação infantil, educação profissional e tecnológica, formação de professores e avaliação.

Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Machado, M. F. R. C., Xavier, C. R. P., & Catarino, F. R. P. (2023). DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Educação Em Foco, 28(1), e28015. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38705