SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO NO WHATSAPP
CONTRIBUIÇÕES AO LETRAMENTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38635Resumen
As ferramentas digitais fazem cada vez mais parte das atividades de ensino e aprendizagem, sendo necessário investigá-las para compreender o potencial que elas podem ter com o desenvolvimento dos alunos e mesmo dos professores. Considerando a escassez de tempo em poder trabalhar todos os conteúdos necessários para os estudantes universitários dominarem os gêneros textuais relativos ao letramento acadêmico, o emprego de algumas ferramentas digitais pode ser uma alternativa promissora. Visando contribuir com uma reflexão sobre este tema, este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica sobre a implementação de uma sequência didática do gênero artigo científico por meio da ferramenta digital WhatsApp. Para isso, apoiando-se nas discussões sobre letramento acadêmico e ensino de gêneros textuais foi desenvolvida e implementada uma sequência didática de artigo científico para alunos de uma universidade privada do interior de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos avançaram em seu conhecimento sobre o gênero artigo científico, e que o WhatsApp, dadas as suas características, pode contribuir para os trabalhos com gêneros textuais visando o desenvolvimento de letramento acadêmico na universidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.