PERIGOS OCULTOS
COVID-19, COMODIFICAÇÃO E A PERDA DA EDUCAÇÃO CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37954Resumen
Neste ensaio, o curriculista norte-americano Michael W. Apple problematiza as investidas atuais de grupos conservadores às políticas educacionais, sobretudo aquelas voltadas à educação domiciliar/homeschooling, em meio à pandemia da COVID-19. Ao longo do texto, sustenta-se uma reflexão acerca de alguns "perigos" político-epistemológicos e seus efeitos no cenário educacional contemporâneo que, a priori, segundo o autor, não estão sendo discutidos com a ênfase necessária. Que efeitos tais políticas – em estreita relação com demandas reformistas empresariais – podem proporcionar à escolarização e à prática docente em sala de aula? Como elas têm mobilizado práticas de comodificação/mercantilização do currículo escolar? O autor provoca, igualmente, educadores e estudiosos em educação, convocando a todos para um "descruzar de braços" em defesa de uma educação criticamente democrática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.