ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL E A (RE)INVENÇÃO DO(S) COTIDIANO(S)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37845Resumen
Esta pesquisa aborda as práticas musicais coletivas desenvolvidas no IFCE, Campus de Sobral, por meio dos cursos de extensão de Flauta Doce, Clarineta e Saxofone e Canto Coral. O estudo buscou verificar a repercussão do Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM) nas práticas comuns dos seus participantes através da interlocução com a teoria das práticas cotidianas de Michel de Certeau. A abordagem metodológica enfatizou o paradigma qualitativo e tomou como design o estudo de caso, recorrendo a múltiplas técnicas de coleta de dados. Os resultados revelaram as diferentes formas de consumo, apropriação e utilização do aprendizado musical e das práticas musicais coletivas pelos praticantes dos cursos de extensão. Ademais, apesar da presença de jogos de poder, imposição, reprodução e consumo inerentes ao ambiente educativo, foi possível reconhecermos esse ambiente, também, como um lugar capaz de estimular em seus praticantes um consumo ativo e a utilização de tática e antidisciplina, possibilitando, assim, a (re)invenção do(s) seu(s) cotidiano(s).
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