TEORIA ATOR-REDE E EDUCAÇÃO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37321

Resumen

Este trabalho tem como tema a imbricação da Teoria Ator-Rede ao campo da Educação. Seu objetivo foi consolidar uma Revisão Sistemática (RS) de artigos cadastrados no Portal de Periódicos da Capes e no repositório da SciELO entre os anos de 2017 e 2021, os quais abordam o uso da Teoria Ator-Rede como via teórico-metodológica para análises em contextos educacionais. Metodologicamente, a RS seguiu o protocolo proposto por Akobeng (2005) e partiu de um universo de 52 artigos, que, após a submissão aos procedimentos de filtro de conteúdo e seleção temática, foi reduzido a quatro produções. Esse indicador, além de expressar uma escassez de publicações assentadas sobre o tema, sugeriu uma insuficiência de experiências pedagógicas, que consideram a análise do agenciamento de objetos técnicos no contexto educacional. Em contrapartida, a RS ressaltou a pertinência da Teoria Ator-Rede como uma base conveniente à pesquisa em Educação, subsidiando a análise de práticas socioformativas e de políticas públicas.

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Biografía del autor/a

Pedro Tadeu de Castro Ribeiro, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Graduando em História (licenciatura) na Universidade Federal de São João del-Rei.

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced) e no Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Praticas Escolares (PPEDU - Mestrado em Educação).

Publicado

2022-09-05

Cómo citar

Ribeiro, P. T. de C., & Lima, M. R. de. (2022). TEORIA ATOR-REDE E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação Em Foco, 27(1), 27043. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37321