A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 8º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

O Estatuto da Igualdade Racial (EIR) ratificou a obrigatoriedade de se incluir nas redes de ensino pública e privada o estudo da história geral da África e da população negra brasileira. Essa legislação, em vigência desde 2010, veio a preencher uma lacuna da legislação antecessora ao impor ao Poder Executivo a obrigação tanto de fomentar a formação de professores quanto de garantir a elaboração de material didático condizente com a empreitada. Desta feita, o artigo tem como objetivo analisar a coleção de livros de História das séries finais do Ensino Fundamental II adotada pela rede municipal de Uberaba (MG), para verificar se e como foi incorporado o disposto no EIR. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental desenvolvida em abordagem qualitativa, pela qual se constatou que o descompasso entre textos e imagens faz com que o material em questão pouco contribua para a necessária ressignificação da participação do povo negro na construção do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Donizete da Matta Ferreira, Universidade de Uberaba

Doutorando em Direito pelo PPGD do Centro Universitário de Bauru – ITE, mestre em Educação pela Universidade de Uberaba, especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva e bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba. É Procurador do Município de Uberaba e membro do GEPEDiCi - Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação na Diversidade para a Cidadania”.

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Cientista social com mestrado e doutorado em Sociologia pela UNESP de Araraquara e pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba e membro do GEPEDiCi - Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação na Diversidade para a Cidadania”.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Donizete da Matta Ferreira, G., & Telles Márques, F. (2022). A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 8º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Foco, 27(1), 27025. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/37079

Edição

Seção

Artigos