EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MÚSICA

UMA REDE DE POSSIBILIDADES

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre conexões entre Matemática e Música a partir de produções científicas, como uma rede de possibilidades para o Ensino Fundamental e Médio. Apoiou-se na teoria de Rede de Significados de Machado (2011) e caracterizada como uma pesquisa do tipo Estado da Arte compreendeu três etapas metodológicas: A Etapa 1 consistiu no levantamento de literatura acerca da relação entre Matemática e Música. Na Etapa 2 foi realizada a exploração desse material e foram definidas características gerais e enfoques e perspectivas dessas produções. A Etapa 3 consistiu na análise desses dados, e sistematização por meio de uma rede de significados das relações entre Matemática e Música. Espera-se contribuir para apresentar potencialidades e limitações e características centrais das pesquisas que tratam dessa temática, para a identificação de aportes teóricos e práticos para os campos de pesquisa e ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Alves-Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciada em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolvedora Full Stack pela Recode Pro.

Sabrina Alves-Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista (UNIP). Desenvolvedora Full Stack pela Recode Pro.

Patricia Rosana Linardi, Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Rio Claro). Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Diadema).

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Alves-Pereira, B., Alves-Pereira, S., & Linardi, P. R. (2022). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA REDE DE POSSIBILIDADES. Educação Em Foco, 27(1), 27041. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36886

Edição

Seção

Artigos