PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO NO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36651

Resumen

Este artigo propõe uma discussão sobre o Caderno Estruturante 1 do Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio. Tal estudo de viés qualitativo, tem como base uma análise documental do Caderno 1 e também uma revisão bibliográfica de autores que estudam as relações de trabalho, o sistema curricular e as juventudes. Neste estudo, pretende-se discutir a relação entre empreendedorismo e o componente projeto de vida presentes nestes documentos dentro proposta do Ensino Médio para Santa Catarina, bem como questionar qual a relação deste a uma suposta ordem social que produz relações sociais, maneiras de viver e também maneiras de subjetivar. Tal análise documental e revisão bibliográfica apontam que há uma relação entre o componente curricular Projeto de Vida e o conceito de empreendedorismo, configurando um sintoma que se manifesta a partir de uma lógica neoliberal de projeto construtivista de sujeito e empresa de si.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Rodrigues Bernardes, Universidade da Região de Joinville ( UNIVILLE)

Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Pós-graduada em Psicologia Clínica: Teoria Psicanalítica pela Associação Catarinense de Ensino (2021). Especialista em Psicologia e Práticas Clínicas: Perspectivas Atuais (2018) e Graduada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (2015).

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville UNIVILLE

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018).Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora geral do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC. 

Publicado

2022-03-23

Cómo citar

Bernardes, A. C. R., & Voigt, J. M. R. (2022). PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO NO NOVO ENSINO MÉDIO. Educação Em Foco, 27(1), 27011. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36651