PERFIL SOCIOECONÔMICO E ENADE
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DE HISTÓRIA DA UFRPE?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36486Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico dos estudantes concluintes do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, estabelecendo um diálogo com os resultados das edições dos Enades de 2005 a 2017. Estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo, fez uso do levantamento de dados quantitativos, extraídos do Questionário do Estudante do Enade. Na fundamentação teórica, foram acolhidas as contribuições de Abreu, Ximenes (2020) e Cabral (2017) para a discussão sobre cotas; Wainer e Melguizo(2018); Ristoff (2016) e Dentz; Sato e Valle (2019) sobre o Enade; Santos (2013) sobre a relação das cotas com a permanência dos estudantes no ensino superior. Observou-se que os elementos trazidos pelo Enade constatam o êxito das iniciativas de inclusão de forma positiva e gradativa sobre a permanência dos graduandos mediante a implementação do sistema de cotas que favoreceu o acesso dos estudantes ao nível superior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.