O LUGAR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA E PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36352

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de intervenção didática desenvolvidos no âmbito do Programa Residência Pedagógica, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio, em parceria com duas escolas campo da Educação Básica. As propostas de trabalho partiram do entendimento de que para a promoção da leitura literária no contexto escolar, a mediação assume aspecto essencial na e para a formação de leitores, sobretudo, literários. O diário de leitura subsidiou metodologicamente o trabalho com textos literários afro-brasileiros, enquanto a sequência didática expandida (COSSON, 2007) foi a estratégia metodológica utilizada na leitura de Quarenta Dias (2014), de Maria Valéria Rezende.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio/Paraná.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Brandileone, A. P. F. N., Elias, I. M. S. P., & Bressan, I. C. (2021). O LUGAR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA E PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26065. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36352