DE TUTOR A PROFESSOR MEDIADOR A DISTÂNCIA

AS IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EAD

Autores/as

  • Durcelina Ereni Pimenta Arruda UFMG
  • Erika Abreu Pereira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30446

Resumen

Este estudo propõe a reflexão sobre as transformações na configuração do trabalho docente por meio da EaD. Discutimos a iniciativa Bolsa- -Formação do programa Pronatec que instituiu o professor mediador a distância em uma função semelhante a do tutor. Os dados revelam que mudou a nomenclatura, mas as atividades desempenhadas pelos profissionais são as mesmas da tutoria. Outros fatores se destacaram tais como aumento no valor da bolsa, aumento no número de alunos e local de realização trabalho. Embora a iniciativa Bolsa-Formação apresente maior valorização financeira, os profissionais permanecem na condição de bolsistas. Esses fatores denotam as diversas formas nas quais a docência vem se estabelecendo na EaD da rede pública brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-05-03

Cómo citar

Ereni Pimenta Arruda, D., & Abreu Pereira, E. . (2020). DE TUTOR A PROFESSOR MEDIADOR A DISTÂNCIA: AS IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EAD. Educação Em Foco, 25(1), 336–356. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30446

Número

Sección

Artigos