DIÁRIOS ONLINE DE DOCENTES EM FORMAÇÃO
MEMÓRIAS DE INFÂNCIAS BRINCANTES NA CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30433Resumen
Este trabalho é fruto de uma pesquisa formação, desenvolvido em 2019, com estudantes do Curso de Pedagogia de uma universidade pública baiana, por meio de produção de diários na blogosfera, para escrita de suas itinerâncias nas disciplinas Educação Infantil, Alfabetização I e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a contribuição dos Diários Online, construídos pelos estudantes, sobre suas narrativas de memórias brincantes que vivenciaram na infância. A partir desse estudo foi possível perceber que os blogs, como diários virtuais, são textos móveis e abertos a autoria, escritos no ciberespaço e lançados no espaço público; um espaço formativo, interativo de leitura e escrita, que interfere também nas formas de aprendizagem, como possibilidade de produção de sentidos e de novos saberes. O trabalho aponta também, que os estudantes concebem o brincar como partilha e descoberta, ou seja, como um espaço social, um lugar de experiência, liberdade e aprendizagens. A liberdade está dentro do corpo do ser e não é diferente com o professor em formação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.