A INTERCULTURALIDADE E O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Eva Sandrina Perregil Universidade Aberta
  • Lúcia Amante Universidade Aberta e investigadora
  • Glória Bastos Universidade Aberta e investigadora

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620202530412

Resumo

Como consequência do mundo global em que vivemos e em boaparte devido às problemáticas que o assolam, as escolas da Região Autónomada Madeira1, Portugal, estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países. Elegemos por este motivo, esta região de Portugal como estudode caso, devido ao seu valor intrínseco. Neste texto pretende-se dar conta daforma como os educadores de infância desta região autónoma percecionam e consideram na sua prática a educação para a interculturalidade das crianças que frequentam o ensino pré-escolar, bem como compreender o papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham como recurso para fomentar essas práticas. Focamos a análise nos resultados obtidos através de um inquérito por questionário. Verificou-se que a interculturalidade, apesar da crescente heterogeneidade cultural nas salas de educação pré-escolar, nem sempre é abordada de forma aprofundada, constatando-se igualmenteque o recurso às TIC, é ainda muito pouco explorado.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Perregil, E. S., Amante, L., & Bastos, G. . (2020). A INTERCULTURALIDADE E O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. UM ESTUDO DE CASO. Educação Em Foco, 25(1), 12–28. https://doi.org/10.22195/2447-524620202530412

Edição

Seção

Artigos