QUEM SÃO OS BEBÊS? PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-5246029156Resumen
Este texto tem como objetivo apresentar uma pesquisa que buscou compreender o bebê como categoria social, numa perspectiva conceitual, através da análise da sua condição de sujeito e pessoa, tendo como referencial teórico-metodológico alguns princípios de Lacan, Winnicott, Pikler, Arendt, Foucault e Lloret. A primeira seção apresenta o bebê a partir do seu processo de subjetivação; na segunda seção, o bebê é compreendido através do tripé teórico-conceitual: desejo, liberdade e autonomia; a terceira seção analisa a fronteira entre as idades e a quarta traz algumas conclusões, na busca de um conceito sobre o bebê, que indica que o bebê não é um devir, um não-ser, ou um ente ainda sem ser: o bebê é.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.