QUEM SÃO OS BEBÊS? PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO

Autores/as

  • Anelise Nascimento UFRRJ
  • Glacione Ribeiro da Silva Arruda GRUPIs/ UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-5246029156

Resumen

Este texto tem como objetivo apresentar uma pesquisa que buscou compreender o bebê como categoria social, numa perspectiva conceitual, através da análise da sua condição de sujeito e pessoa, tendo como referencial teórico-metodológico alguns princípios de Lacan, Winnicott, Pikler, Arendt, Foucault e Lloret. A primeira seção apresenta o bebê a partir do seu processo de subjetivação; na segunda seção, o bebê é compreendido através do tripé teórico-conceitual: desejo, liberdade e autonomia; a terceira seção analisa a fronteira entre as idades e a quarta traz algumas conclusões, na busca de um conceito sobre o bebê, que indica que o bebê não é um devir, um não-ser, ou um ente ainda sem ser: o bebê é.

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Publicado

2019-12-02

Cómo citar

Nascimento, A., & Ribeiro da Silva Arruda, G. (2019). QUEM SÃO OS BEBÊS? PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO. Educação Em Foco. https://doi.org/10.22195/2447-5246029156

Número

Sección

Artigos