AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20082Palabras clave:
Pibid, Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia, Políticas PúblicasResumen
Neste artigo discutem-se as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial de professores do curso de Biologia, de uma Universidade pública do Estado Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nos anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As pesquisas tanto no portal de periódicos quanto nos anais do evento levaram a elaboração de três categorias de análises: ensino/aprendizagem, formação inicial de professores e formação continuada. Os resultados apontaram benefícios para a formação inicial, como, por exemplo, o aumento da relação entre bolsistas/professores supervisores e escolas da educaão básica, favorecendo aprendizagem na prática da sala de aula antes dos estágios, no entanto, existem pontos que o programa precisa melhorar como a ampliação do número de bolsas e o aumento do seu valor.
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