AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID DE BIOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20082

Palabras clave:

Pibid, Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia, Políticas Públicas

Resumen

Neste artigo discutem-se as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial de professores do curso de Biologia, de uma Universidade pública do Estado Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nos anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As pesquisas tanto no portal de periódicos quanto nos anais do evento levaram a elaboração de três categorias de análises: ensino/aprendizagem, formação inicial de professores e formação continuada. Os resultados apontaram benefícios para a formação inicial, como, por exemplo, o aumento da relação entre bolsistas/professores supervisores e escolas da educaão básica, favorecendo aprendizagem na prática da sala de aula antes dos estágios, no entanto, existem pontos que o programa precisa melhorar como a ampliação do número de bolsas e o aumento do seu valor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goiais - Quirinópolis / PUC Campinas

Doutoranda em Educação na PUC Campinas, Bolsista CAPES PROSUC, Docente do curso de Ciências Biológicas da UEG, Campus de Quirinópolis

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Titular Categoria A3 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-doutorando do Departamento de Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e das Faculdades de Direito e de Educação. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014. Líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), com atuação na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação e membro do grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas), com atuação na linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2020), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. É autor do livro Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018).

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Fialho, W. C. G., & Mendonça, S. (2021). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID DE BIOLOGIA. Educação Em Foco, 26(1), e26057. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20082

Número

Sección

Artigos