AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.20082Keywords:
Pibid, Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia, Políticas PúblicasAbstract
Neste artigo discutem-se as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial de professores do curso de Biologia, de uma Universidade pública do Estado Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nos anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As pesquisas tanto no portal de periódicos quanto nos anais do evento levaram a elaboração de três categorias de análises: ensino/aprendizagem, formação inicial de professores e formação continuada. Os resultados apontaram benefícios para a formação inicial, como, por exemplo, o aumento da relação entre bolsistas/professores supervisores e escolas da educaão básica, favorecendo aprendizagem na prática da sala de aula antes dos estágios, no entanto, existem pontos que o programa precisa melhorar como a ampliação do número de bolsas e o aumento do seu valor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.