“NAS PAREDES DA MEMÓRIA”: ITINERÁRIOS NARRADOS POR ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM EGO-DOCUMENTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19818

Palabras clave:

História da Educação, História da Cultura Escrita, Memoriais de Escolarização.

Resumen

O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Doris Bittencourt Almeida, Faculdade de Educação/UFRGS

Doutora em Educação

Professora de História da Educação da Faculdade de Educação/UFRGS e do PGGEDU/UFRGS

Publicado

2021-08-04

Cómo citar

Almeida, D. B., & Schmitt, R. G. (2021). “NAS PAREDES DA MEMÓRIA”: ITINERÁRIOS NARRADOS POR ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM EGO-DOCUMENTOS. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19818

Número

Sección

Artigos