“NAS PAREDES DA MEMÓRIA”: ITINERÁRIOS NARRADOS POR ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM EGO-DOCUMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19818Keywords:
História da Educação, História da Cultura Escrita, Memoriais de Escolarização.Abstract
O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.