UM DESPERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS
UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36354Abstract
O objetivo deste texto é analisar práticas de uma docente realizadas no ensino básico, com a participação de discentes do último ciclo do ensino fundamental (9º ano), de uma escola no norte de Mato Grosso. Tais práticas envolveram os multiletramentos (ROJO, 2009; 2013). Para este estudo foram selecionadas etapas desenvolvidas durante um Projeto de Letramentos realizado no ano de 2020, em contexto de pandemia. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, com viés interpretativista, evidenciou fatores internos e externos ao processo, que contribuíram para a formação crítico-cidadã (discente/docente), com a elaboração dos trabalhos de leitura propostos, em contexto de aulas remotas, motivados pelo debate do tema “identidade e diversidade na escola” para reconhecimento da alteridade, em sua coconstrução sobre a ótica da identificação da comunidade. Os dados mostram, ainda, que as práticas potencializaram a reflexão de como as manifestações na e pela língua estão carregadas de historicidade e os modos de atuação social pelo uso das tecnologias digitais, culminando na produção do gênero textual webdocumentário: Webdoc e a voz da diversidade na escola.
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