FREIRE, RENZULLI E AS OFICINAS INTERATIVAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32923

Abstract

Interactive Workshop (IW) is an active learning methodology built from a dialogue with the conceptions presented by Renzulli’s Giftedness Theory and Freire’s Problematizing Education. The process of IW’s creation, as a teacher’s formation strategy for gifted students’ inclusion and supplemental attendance, emphasizes that the authors defend contextualized activities with the pupil, the teacher as a learning guide and promote dialogical and thoughtful educational practices which contribute for the development of social and economic capital. On 18 executed IW’s, the interaction and collaborative work are the key to knowledge appropriation and recognition of human values.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas); Professora Associada no Departamento de Físico-Química (GFQ) do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.  Coordenadora de área do PIBID UFF Interdisciplinar (02/2014-02/2018) e do LIFE/CAPES-UFF (2012-2017). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. Membro pesquisadora do OIIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. sranogueiradesa@gmail.com

Fernanda Serpa Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia (UFF); professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Biologia Celular e Molecular; Docente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão; Membro do Comitê Científico do ConBrASD. Coordenadora da Escola de Inclusão da UFF. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. fernandalabiomol@yahoo.com.br

Alice Akemi Yamasaki, Universidade Federal Fluminense

Doutora (2007) e Mestre (1998) em Educação (Universidade de São Paulo); professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Docente na graduação e na pós-graduação lato sensu na FEUFF. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão CMPDI, da Universidade Federal Fluminense e membro do grupo de pesquisa e extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências e do OIIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. aayamasaki@id.uff.br

Ana Luiza Bastos

Doutora em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), com experiência na área de Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fetos, pênis humano, matriz extracelular, alcoolismo fetal e malformações. Professora do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Morfologia, Membro do grupo de pesquisa e extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. aluizabastos@gmail.com

Published

2020-12-21

How to Cite

Nogueira, S. R. A., Cardoso, F. S., Yamasaki, A. A. ., & Bastos, A. L. . (2020). FREIRE, RENZULLI E AS OFICINAS INTERATIVAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS . Educação Em Foco, 25(3). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32923

Issue

Section

Artigos