Experiência e afeto em Dewey: uma conexão orgânica

Authors

  • Marcus Vinicius Cunha

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620152019643

Keywords:

John Dewey, Pragmatismo, Teoria Educacional, Filosofia da Educação.

Abstract

Experiência é uma das noções mais importantes da concepção educacional desenvolvida no século XX, e John Dewey é o autor mais citado quando o assunto é experiência. Este trabalho analisa a noção de experiência na filosofia de John Dewey, focalizando especialmente o livro Experiência e educação. Esse exame é complementado por reflexões de Jim Garrison em Dewey and Eros e por alguns excertos de Arte como experiência de Dewey.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcus Vinicius Cunha

Pesquisador do CNPq. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Livre-Docente em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da USP-Ribeirão Preto e é colaborador no Programa de Pós-Graduação da UNESP de Araraquara. Ensina e orienta trabalhos nas áreas de história e filosofia da educação. Dentre suas publicações, destacam-se John Dewey, uma filosofia para educadores em sala de aula (Vozes, 1994); John Dewey, a utopia democrática (DP&A, 2002); “A apropriação de Aristóteles por John Dewey” (Educação e Filosofia, 2011, em coautoria com Rita Pimenta de Araújo) e “Concordâncias e discordâncias de Dewey com Freud” (Educar em Revista, 2012, em coautoria com Erika N. F. de Andrade). Email: mvcunha@hotmail.com

Published

2015-10-29

How to Cite

Cunha, M. V. (2015). Experiência e afeto em Dewey: uma conexão orgânica. Educação Em Foco, 20(2), 251–266. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019643

Issue

Section

Artigos