O O AVANÇO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO`A DISTÂNCIA NO BRASIL E A AGENDA DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50553

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas mediações que conectam a expansão do ensino de graduação a distância no Brasil às orientações dos organismos multilaterais, especialmente a Comunidade Comum Europeia e o Espaço Europeu de Ensino Superior, instituído a partir do Pacto de Bolonha como um projeto internacional do capital para a educação. Pretende-se analisar as formas pelas quais o Estado e os Aparelhos Privados de Hegemonia da burguesia forjam as condições favoráveis para que a política de educação superior responda aos interesses do capital no contexto de crise de acumulação capitalista, agravada com a pandemia da Covid-19. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, resgatando as elaborações da Declaração de Bolonha e do Ministério da Educação (MEC) nos anos 2000 e identificando os principais interlocutores do Estado brasileiro no processo de institucionalização dos chamados cursos de graduação a distância. Observa-se uma profunda alteração na política de educação superior com a consolidação da lógica mercantil e medidas governamentais que aprofundam a precarização das instituições públicas, apresentando o ensino a distância de forma fetichizada como alternativa mais democrática para o acesso à educação, especialmente para a classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Melim, UFES

Assistente Social, Mestre em Política Social pela UFES. Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Professora do Departamento de Serviço Social da UFES.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Iglesias Melim, J. (2025). O O AVANÇO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO`A DISTÂNCIA NO BRASIL E A AGENDA DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30082. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50553

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública