INSTITUTO IUNGO E O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA (PV) NO PROCESSO DE SUBSUNÇÃO DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50304

Resumo

Na esteira do avanço dos aparelhos privados de hegemonia (APH) organizando a educação pública brasileira nas últimas décadas, o presente escrito examina a atuação do Instituto iungo (Belo Horizonte), aparelho que vem organizando o currículo do Novo Ensino Médio (NEM) especialmente para o componente curricular Projeto de Vida (PV) no estado de Santa Catarina. Abordamos a posição social do instituto, as elaborações de seus intelectuais orgânicos e a influência anglófona da sua ideologia, traçando paralelos com as prerrogativas dos organismos multilaterais, especialmente do Banco Mundial (BM) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dessa apreciação depreende-se que o PV consiste em uma moralização para a classe trabalhadora, direcionando um rudimentar planejamento da vida individual, com forte apelo às habilidades socioemocionais, no interior dos limites mais restritos do atual padrão de dominação de classes pautado na relação de exploração capital-trabalho.

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Biografia do Autor

Guilherme Luiz Formigheri Fuá de Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de Educação e Linguagens. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de Educação e Linguagens. Graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE), vinculada à linha de pesquisa Educação e Linguagens (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Graduada em Letras Port-Fr pela mesma Universidade. Integra o Grupo Pesquisa Trabalho e Práxis (Ufes) e o Grupo de Investigação em Política Educacional (Gipe-Marx/Ufsc). 

Murillo Rodrigues Paes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de Educação e Linguagens. Possui graduação em Licenciatura em Geografia (2023) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Licenciatura em História (2016) pelo Centro Universitário Sumaré.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Formigheri Fuá de Lima, G. L. ., Monteiro Chaves, P., & Rodrigues Paes, M. . (2025). INSTITUTO IUNGO E O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA (PV) NO PROCESSO DE SUBSUNÇÃO DO TRABALHO. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30077. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50304

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública