ALUCINAÇÕES DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PLATAFORMIZADA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50691Resumo
O presente texto tem como objetivo analisar o fenômeno da plataformização da educação sob a ótica das alucinações digitais produzidas pelas distopias tecnológicas sob o contexto da racionalidade neoliberal. Trata-se de um ensaio teórico com base em estudos bibliográficos e documentais em diálogo com a perspectiva marxista. Observamos que a multiplicação do debate e dos projetos empreendidos pela plataformização da educação convergem cada vez mais para um regime intenso de controle do conhecimento global e hiper-regulação tecnoidealista, produzindo o que chamamos de “alucinações digitais” na sociedade e na educação. Tecnologias são constituintes fundamentais da experiência humana, e a classe trabalhadora detém não apenas o direito, mas o dever ético e histórico de apropriar-se criticamente delas. Concluímos que, numa perspectiva contra-hegemônica de tentativa de emancipação humana por meio de formas de apropriações tecnológicas, a formação humana aliada ao projeto de soberania digital democratizada apresenta-se como uma alternativa crítica e territorializada para “desalucinar” a plataformização da educação na atual sociedade.
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