ALUCINAÇÕES DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PLATAFORMIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50691

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar o fenômeno da plataformização da educação sob a ótica das alucinações digitais produzidas pelas distopias tecnológicas sob o contexto da racionalidade neoliberal. Trata-se de um ensaio teórico com base em estudos bibliográficos e documentais em diálogo com a perspectiva marxista. Observamos que a multiplicação do debate e dos projetos empreendidos pela plataformização da educação convergem cada vez mais para um regime intenso de controle do conhecimento global e hiper-regulação tecnoidealista, produzindo o que chamamos de “alucinações digitais” na sociedade e na educação. Tecnologias são constituintes fundamentais da experiência humana, e a classe trabalhadora detém não apenas o direito, mas o dever ético e histórico de apropriar-se criticamente delas. Concluímos que, numa perspectiva contra-hegemônica de tentativa de emancipação humana por meio de formas de apropriações tecnológicas, a formação humana aliada ao projeto de soberania digital democratizada apresenta-se como uma alternativa crítica e territorializada para “desalucinar” a plataformização da educação na atual sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Formação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Pará, com doutorado sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina) via Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES). Professora Associada, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e na Faculdade de Educação Física na UFPA - campus Belém do Instituto de Ciências da Educação. Atua na coordenação colegiada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEF/UFPA); Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), integra o Comitê ampliado do GTT 6 Formação e Mundo do Trabalho;  Experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: Educação Física Escolar; Formação Docente; Trabalho Docente; Prática Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo (formação continuada de docentes do Campo).

Rogério Freitas, Centre de Services Scolaire de Montréal

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado Pará UEPA. Especialista em docência do Ensino Superior pela UFPA. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Sociologia pela Università degli Studi di Napoli Federico II-Itália. Desenvolve pesquisa sobre Luta Marajoara, impactos das tecnologias emergentes na educação, e formação humana. Professor efetivo de educação física do Centre de services scolaire de Montréal e Chargé de cours da Faculté des sciences de l’éducation – Département de psychopédagogie et d’andragogie da Université de Montréal.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Costa, M. da C. dos S., & Freitas, R. G. de. (2025). ALUCINAÇÕES DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PLATAFORMIZADA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30072. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50691

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública