OS THINK TANKS E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA EDUCACIONAL
O INTERESSE DO CAPITAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49467Resumo
Os think tanks podem ser definidos como organizações que têm como propósito produzir e disseminar o conhecimento para exercer influência na definição das políticas nas mais diversas áreas de atuação de um governo. Eles estão presentes em todos os continentes, e muitos contam com volumosos orçamentos e possuem escritórios em dezenas de países. Cresceram expressivamente pós anos 1990, tanto com a criação de novas organizações quanto com sua capilarização, cuja expansão ultrapassa o país onde têm sede. Este artigo tem como objetivo analisar dois Centros de Pesquisa que produzem, organizam e desenvolvem estudos na área educacional no Brasil e elaboram materiais para intervir no trabalho realizado nas redes públicas de ensino. O foco do estudo foi entender o que são os think tanks, como se constituem e como se organizam para influenciar a organização das políticas educacionais nas diferentes esferas de governo. Este é um estudo documental, em que foram analisados materiais e documentos produzidos por dois Centros de Pesquisa vinculados a duas organizações privadas: Instituto Unibanco e Sebrae, desde a sua criação. Esses aparelhos privados de hegemonia operam para legitimar os interesses dos grupos dominantes, e portanto, avançam sobre o sistema educacional público para fortalecer o pensamento hegemônico. Produzem conhecimento para disseminar uma concepção de mundo que interesse ao capital, mesmo que conflitante com as condições de existência dos usuários da escola pública.
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