APARELHO PRIVADO DE HEGEMONIA DO CAPITAL

REDE LATINO-AMERICANA DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PELA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47382

Resumo

A incidência empresarial nas políticas educacionais ampliou-se a partir dos anos 2000, inaugurando um novo ciclo de mobilização empresarial. Nesse cenário, diversas organizações sociais foram criadas na América Latina. O Programa de Reformas Educacionais da América Latina e Caribe (Preal) asseverou a criação da Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil, para ser uma referência aos países da América Latina. Diante disso, o artigo tem como objetivo compreender as articulações da Reduca como aparelho privado de hegemonia do capital no que tange às políticas educacionais da América Latina, considerando o conjunto de disputas em torno de um projeto de educação escolar pública. Com base numa pesquisa documental, as análises apoiaram-se nas contribuições teóricas gramscianas. Verificou-se que a Reduca teve seu financiamento e projeto intelectual articulados a organizações internacionais. Enquanto aparelho privado de hegemonia do capital, a Reduca defende a lógica da eficácia gerencial e atua como “partido” apoiada na hegemonia neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Santana dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

  Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Mogi das Cruzes (2008). Tem experiência na área de Educação e na docência como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. É professora do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisa políticas educacionais em alfabetização para os anos iniciais, bem como a produção e implantação/implementação de currículos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e a atuação do empresariado nas políticas de formação docente. É participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege) - Unifesp coordenado pela Profa.Dra. Márcia Aparecida Jacomini.

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018), com estágio na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Itália. Graduada em Pedagogia com especialização em psicopedagogia pela PUC-SP (1990-1997). Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos. Desenvolve pesquisa em Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege). É editora-chefe da Revista Fineduca e membro do Conselho Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Participa do Grupo Escola Pública e Democracia (GEPUD). Atualmente coordenada a pesquisa Mudanças curriculares e melhoria do Ensino público, financiada pela Fapesp e participa da pesquisa Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021), financiada pelo CNPq, Edital Universal 2021. Publicou os livros: Guerra na Bósnia: restauração capitalista num mundo globalizado (Moderna, 1998), Educar sem reprovar (Cortez, 2010) e O ensino em ciclos e os educadores: Rede Municipal de São Paulo (Novas Edições Acadêmicas, 2016.) e Antonio Gramsci e a Pesquisa Educacional (Alameda, 2022) 

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Santos, V. S. dos ., & Jacomini, M. A. . (2025). APARELHO PRIVADO DE HEGEMONIA DO CAPITAL: REDE LATINO-AMERICANA DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PELA EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30068. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47382

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública