A A capacidade de leitura multimodal em um Livro Didático de Língua Portuguesa dos anos iniciais do EF no campo das práticas de estudo e de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47655

Resumo

Este artigo visa a apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o trabalho de leitura com textos multimodais do gênero divulgação/ curiosidade científica. Para realizar essa pesquisa, foram analisados os livros didáticos da coleção “Ápis” (Borgatto; Bertin; Marchezi, 2017), do componente curricular de Língua Portuguesa, distribuídos aos estudantes brasileiros por meio do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019-2022. A escolha desse material se justifica por sua relevância em um contexto em que grande parte das escolas públicas o utiliza como principal recurso de ensino e aprendizagem. A fundamentação teórica está alicerçada na Semiótica Sociointeracional (Leal, 2011, 2020, 2021), que alia o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006, 2009, 2021) e a Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021). Os resultados indicam que as propostas para o desenvolvimento da capacidade de leitura multimodal, no corpus analisado, limitam-se à percepção da presença da multimodalidade, observação e levantamento de hipóteses, sem apresentar sistematização didática que favoreça o desenvolvimento crítico da leitura multimodal.

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Biografia do Autor

Juliana Pimentel Ajala, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade São Francisco. Graduada em Letras e Pedagogia e Especialista Psicopedagogia e em Gramática e Textos da Língua Portuguesa. Integrantes do Grupo de Estudos Alter-Lege, do LABOR e do Laboratório de Letramento Acadêmico da USF. Professora de Português efetiva da Prefeitura de Jundiai-SP.

Luzia Bueno, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco (USF). Bolsista produtividade do CNPQ. É doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, líder do grupo ALTER-LEGE e vice-líder do grupo ALTER-AGE . É uma das coordenadoras do LABOR e do Laboratório de Letramento Acadêmico da USF.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

PIMENTEL AJALA, J., & Bueno, L. (2025). A A capacidade de leitura multimodal em um Livro Didático de Língua Portuguesa dos anos iniciais do EF no campo das práticas de estudo e de pesquisa . Educação Em Foco, 30(1), e30046. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47655

Edição

Seção

Artigos