SENTIDOS ATRIBUÍDOS À MATEMÁTICA

PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48566

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar sentidos que estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia atribuem à matemática durante a trajetória deles como alunos na Educação Básica. Os dados da pesquisa decorrem de um questionário respondido por 21 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia que cursavam a partir do quarto semestre. O estudo tem como base a Teoria Histórico-Cultural (THC), de Vigotski, e a Teoria da Atividade (TA), proposta por Leontiev. Por meio da sistematização dos dados, destacam-se três eixos sendo eles: memórias das aulas de matemática na Educação Básica; aprendizagem matemática ao longo da Educação Básica; e experiências e vivências com a matemática na Educação Básica. Os resultados da pesquisa apontam que o estabelecimento de sentidos positivos e negativos no processo de ensino e aprendizagem da matemática pelos licenciandos está fortemente relacionado às vivências e às experiências, que eles tiveram, ainda quando eram estudantes da Educação Básica, especialmente à forma como se deu a compreensão dos conteúdos, à organização do ensino de matemática adotada pelo professor e aos vínculos afetivos estabelecidos entre professor e aluno. Conclui-se, que o professor, ao ser responsável pelo ensino de matemática na Educação Básica, tem grande influência no processo de aprendizagem e aproximação dos estudantes com a disciplina, mesmo em outros níveis de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andresa Kaspary Zwirtes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2024). Atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação - área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática - pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEMeEF/UFSM. 

Tatiane Zago Bonorino, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (2023). Mestra em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2025). 

Maiara Luisa Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM/PPGE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSM. Especialista em Gestão Educacional e Políticas Públicas, com ênfase em políticas públicas municipais, com enfoque na gestão educacional e escolar. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2025-07-30

Cómo citar

Zwirtes, A. K. ., Lopes, A. R. L. V. ., Bonorino, T. Z. ., & Klein, M. L. (2025). SENTIDOS ATRIBUÍDOS À MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Em Foco, 30(1), e30043. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48566