EDUCAÇÃO E TECNODOCÊNCIA
A “EMERGÊNCIA” DE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47609Resumen
A disseminação das Tecnologias Digitais na sociedade contemporânea no campo educacional tem promovido um impacto expressivo nas práticas pedagógicas e nos ambientes educacionais, uma vez que exigem dos docentes uma nova postura frente aos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Nesse sentido, o conceito de Tecnodocência surge para discutir os desafios e as possibilidades dessa integração ao ressignificar o fazer pedagógico, e com ele, o fazer docente atravessado pela tecnologia. Fruto de um trabalho colaborativo de pesquisadores de duas universidades públicas brasileiras, o presente estudo tem como objetivo compreender o estado da arte das investigações realizadas sobre Tecnodocência, sobretudo em dissertações e teses desenvolvidas desde 2015, ano que o conceito foi cunhado. As dissertações analisadas, em sua maioria, realizaram pesquisas com a participação de professores e alunos da educação básica, buscando compreender as possibilidades, desafios e contribuições da Tecnodocência para a construção do conhecimento. A fim de compreender as contribuições dessas pesquisas no âmbito da formação de professores, busca-se discutir a “emergência” desse conceito.
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