TRAJETÓRIAS DOCENTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
UM OLHAR PARA O SER E O TORNAR-SE PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46573Resumo
Este texto tem por objetivo investigar as trajetórias de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando as motivações, influências e concepções que constituem seus modos de ser e tornar-se docentes. O estudo, de abordagem qualitativa, evidencia parte dos resultados de uma pesquisa-formação realizada de maneira virtual, via plataforma Google Meet, com professoras do AEE atuantes na Rede Municipal de Ensino de Caucaia, Ceará. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultados, conclui-se que diversas são as situações, vivências e motivações presentes nas trajetórias de professores do AEE, traduzidas na escolha pela profissão, na influência da formação docente e nas concepções e sentimentos produzidos com relação à atuação profissional. Para além de todos esses aspectos, a visão missionária, assistencialista e pouco crítica sobre o AEE ainda é premente no imaginário dos professores do serviço, devendo ser superada em prol de uma postura mais profissional, consciente e emancipada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.