ESCRITA ORTOGRÁFICA

UM ESTUDO A PARTIR DAS DIFICULDADES DE APREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46950

Resumo

A realidade educacional aponta para um número expressivo de alunos com dificuldades ortográficas, refletidas em erros frequentes em suas produções escritas. Diante desse cenário, este estudo integra uma pesquisa focada na apropriação do sistema de escrita alfabética e ortográfica. Tem como objetivo identificar as dificuldades ortográficas e sua relação com a aquisição e a consolidação do sistema de escrita    por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, recorreu-se a um embasamento teórico abrangente, destacando os estudos de Morais (1998, 2005, 2012), Ferreiro (2011) e Zorzi (1998). A pesquisa participante, de abordagem qualitativa, gerou material para análise e categorização a partir dos erros ortográficos presentes nas produções de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada em uma região de Minas Gerais. Os erros ortográficos identificados refletem incompreensões sobre o sistema de escrita alfabética, predominando características da fase alfabética. Dessa forma, destacam-se três pontos reflexivos essenciais: o reconhecimento das ocorrências ortográficas, a compreensão do sistema de escrita alfabética como sistema notacional e a necessidade de uma formação docente permanente e estruturada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordeandora do Núcleo e Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE). Bolsista Produtividade FAPEMIG-CNPq.

Luciane Vasconcelos Rodrigues, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação, Universidade Federal de Lavras. Professora da SEE da cidade de Divinópolis.  ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9446-4742

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Goulart, I. do C. V., & Rodrigues, L. V. (2025). ESCRITA ORTOGRÁFICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS DIFICULDADES DE APREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA. Educação Em Foco, 30(1), e30012. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46950

Edição

Seção

Artigos