ESCRITA ORTOGRÁFICA
UM ESTUDO A PARTIR DAS DIFICULDADES DE APREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46950Resumo
A realidade educacional aponta para um número expressivo de alunos com dificuldades ortográficas, refletidas em erros frequentes em suas produções escritas. Diante desse cenário, este estudo integra uma pesquisa focada na apropriação do sistema de escrita alfabética e ortográfica. Tem como objetivo identificar as dificuldades ortográficas e sua relação com a aquisição e a consolidação do sistema de escrita por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, recorreu-se a um embasamento teórico abrangente, destacando os estudos de Morais (1998, 2005, 2012), Ferreiro (2011) e Zorzi (1998). A pesquisa participante, de abordagem qualitativa, gerou material para análise e categorização a partir dos erros ortográficos presentes nas produções de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada em uma região de Minas Gerais. Os erros ortográficos identificados refletem incompreensões sobre o sistema de escrita alfabética, predominando características da fase alfabética. Dessa forma, destacam-se três pontos reflexivos essenciais: o reconhecimento das ocorrências ortográficas, a compreensão do sistema de escrita alfabética como sistema notacional e a necessidade de uma formação docente permanente e estruturada.
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